12 de abril de 2011

The Craft Beer Renaissance

O Renascimento das Cervejarias Artesanais (tradução livre de Craft Beer Renaissance) é um movimento que data do início dos anos 80 nos Estados Unidos.

Este país, entre 1920 e 1933, vivenciou a chamada Lei Seca (The Noble Experiment), que proibia a venda, fabricação e transporte de bebidas alcoólicas de todos os tipos.

Antes desse período, estima-se que existiam cerca de 1.400 cervejarias norte-americanas e, 45 anos após a abolição dessa lei, foram criadas apenas 44 fábricas de cerveja; ou seja, houve uma forte concentração do mercado, com grandes corporações mais focadas em metas de produção, produtividade, lucro etc. e menos focadas nas renomadas tradições cervejeiras européias.

A partir de 1980, pequenas cervejarias, utilizando-se das técnicas tradicionais de fabricação (cervejas puro malte, em oposição à adição de milho e arroz na fermentação das cervejas “comerciais”), começaram a se espalhar pelos Estados Unidos. Essas pequenas cervejarias passaram a orgulhar-se do movimento “Craft Beer”, que inclui três características básicas – tradição, pequeno tamanho e independente – e a produzirem cervejas cada vez mais saborosas.

A Europa não viveu esse movimento tão intensamente, já que não teve as suas tradicionais produções de cerveja impedidas. O povo europeu sempre foi grande apreciador dessa bebida, entre outras, e continuam sendo o berço das tradições de produção. Um grande exemplo é a Lei Alemã de Pureza (que trataremos em breve nesse blog).

E o Brasil?
Embora o Brasil não tenha tido suas cervejarias tradicionais no passado, o país vive hoje um cenário muito semelhante ao dos Estados Unidos na década de 80: mercado produtor de cerveja concentrado nas mãos de poucas empresas. Devido a esse fato, talvez o nome a ser dado ao movimento no nosso país não seja renascimento, e sim revolução (trataremos o termo “Craft Beer Revolution” em outro post).

Fontes: www.sallybernstein.com; www.beernationshow.com; www.wikipedia.com; www.papodebar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário