19 de maio de 2011

História da cerveja Pilsen

A história da cerveja Pilsen começa em uma pequena cidade da Boêmia, hoje República Checa, chamada Plzeň (em alemão: Pilsen) que, como centenas de outras cidades, produzia cerveja desde o século XIV.

No final da década de 1830, algum problema estava afetando a qualidade da cerveja da cidade, chegando ao ponto de, em 1838, mestres cervejeiros da região jogarem nas valas da cidade mais de 36 mil barris de cerveja.

Josef Groll já era um renomado mestre cervejeiro quando foi contratado pela cidade para ajudá-la com sua cerveja. Ele já conhecia as novas técnicas de maltagem (malte pale) e fermentação a frio (a Pilsen é um tipo de Lager). Combinando esses ingredientes com uma excelente espécie de lúpulo local (Saaz) e com a água leve da região, o mestre cervejeiro produziu, em outubro de 1842, um novo tipo de cerveja: dourada, carbonatada e refrescante.

urquelA cerveja foi batizada de Pilsner, ou Pilsen, e ainda é fabricada pela Pilsner Urquell, que significa “cerveja original de Pilsner”.

Desde então, a cerveja Pilsen tem sido um grande sucesso e representa a maior parte da cerveja consumida em todo o mundo. O desenvolvimento de novas técnicas, como filtragem, pasteurização, refrigeração e controle do processo de fermentação permitiram que a cerveja pudesse ser consumida em regiões distantes das cervejarias.

Fonte: Larousse da Cerveja – Ronaldo Morado

Nenhum comentário:

Postar um comentário