2 de junho de 2011

História da Cerveja no Brasil

Já contamos anteriormente como foi o começo da história da cerveja. Agora nesse post vamos falar um pouco de como essa bebida chegou ao Brasil.
No Brasil a cerveja demorou a chegar, já que a Coroa Portuguesa temia que o consumo dessa bebida impactasse na venda do vinho, cujo único vendedor autorizado era a própria Coroa (eles não deixavam de explorar nada!!!). Ela chegou ao país em 1808, com a vinda da corte no mesmo ano. Conta-se que o rei adorava a bebida e não poderia ficar sem consumi-la. Deu-se então a abertura dos portos às nações amigas de Portugal e, desse forma, vieram as primeiras cervejas inglesas para o solo tupiniquim.
No início do século XIX, a principal bebida alcoólica da colônia era a aguardente. Eram consumidos aqui também o licor francês e vinhos portugueses (povo abastado, não???). Além das bebidas, todos os demais produtos industrializados que existiam no país eram importados e, por esse motivo, a Coroa Portuguesa tomou medidas de incentivo à indústria nacional. Dom João autorizou a instalação de tecelagens, fábricas de vidro e pólvora, moinhos de trigo, fundições etc.
Nessa época, a cerveja já era produzida no país, embora ainda de forma caseira, pelas famílias de imigrantes europeus. A população consumia a "Gengibirra", feita de farinha de milho, gengibre, casca de limão e água, ignorando claramente a Lei Alemã de Pureza da Cerveja, proclamada cerca de trezentos anos antes em um país de bárbaros
Quando era possível, as Gengibirras eram envasadas nos vasilhames vazios de cervejas vindas da Inglaterra. Um fato curioso é que, durante a fermentação dessa bebida, a quantidade de gás carbônico produzida era tanta, que as rolhas voavam das garravas. Por esse motivo, amarravam barbantes, prendendo às rolhas aos gargalos, e esse é o motivo do nome "genérico" dado à cerveja brasileira nessa época: Cerveja Marca Barbante.
Foi só após o meio do século XIX que as famílias de imigrantes começaram a empregar mão-de-obra (escravos e trabalhadores livres) na produção da cerveja no Brasil. Nessa época o Rio de Janeiro já tinha nível comparável com de cidades da Europa Central, formada por militares, profissionais liberais, empreendedores etc. Essa população buscava a bebida nos balcões das próprias cervejarias e as festas eram realizadas nas próprias fábricas.
As cervejas inglesas dominaram o mercado nacional até perto do fim do século XIX. Nessa época as importações brasileiras cresceram, e cresceu também o apreço pela cerveja alemã, que vinha em garrafas encaixotadas, e com maior qualidade e durabilidade (graças a lei de 1516). Infelizmente a alegria alemã durou pouco, já que foram criados impostos para barrar as importações nos últimos anos do século, e o início do século XX foi marcado pela falta de cervejas importadas no mercado nacional. Surgem então as cervejarias nacionais, que será tema de um próximo post.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário