15 de janeiro de 2012

Termostato - Full Gauge TIC-17RGTi

O controle e a manutenção da temperatura adequada à cerveja é pré-requisito básico para a produção de uma bebida com qualidade. Ainda assim, muitos cervejeiros, principalmente iniciantes, têm muitas dificuldades (no nosso caso não foi diferente...) para realizar esse procedimento de forma correta. Os principais desafios são:
  • Escolha do equipamento (termostato);
  • Montagem do sistema;
  • Operação adequada do sistema.
Nós, da Harpia Cervejaria, antes de montarmos nosso sistema de refrigeração, pesquisamos bastante sobre os diversos aparelhos oferecidos pelo mercado. Sem dúvida, o aparelho escolhido por grande cervejeiros caseiros no Brasil é o Full Gauge TIC-17RGTi. Dentre outras vantagens, o aparelho é relativamente barato, de fácil instalação e operação e sua faixa de controle (-50°C a 105°C) é mais que suficiente para atender ao processo de produção de cerveja. Além disso, pode-se ajustar a temperatura a cada 0,1°C na faixa entre -10°C e 100°C, e 1°C no restante da faixa de controle.


A instalação de qualquer termostato não é tão trivial, mas não se preocupe, pois logo abaixo você tem o esquema de instalação para 110V. Também é possível fazer a ligação para 220V, mas o esquema é outro.


O esquema abaixo foi retirado do Blog do Botto que, por sua vez, o encontrou na internet. Vale a pena visitar este blog não só pelo esquema, mas pelo extenso conteúdo, escrito por um dos melhores produtores de cerveja artesanal do país e com o qual sempre aprendemos muito.


Para maior eficiência do seu sistema, o ideal é que se utilize um freezer, ao invés de uma geladeira, pois para o processo de fabricação de cerveja, em alguns momentos, é necessário que a bebida atinja temperaturas mais baixas do que uma geladeira alcança (lembre-se que a cerveja deve descansar aproximadamente 1 dia a 0°C após a fermentação para decantar a levedura, clareando a bebida).
Também vale lembrar que o termostato é apenas um aparelho de controle, que vai “dizer” ao seu freezer ou à sua geladeira quando este deve ligar ou desligar e, desta forma, permanecer dentro da faixa temperatura desejada.
Você pode encontrar o termostato Full Gauge TIC-17RGTi à venda na internet (valores encontrados em 15/01/2012):
*** Este post, assim como o blog, não tem qualquer ligação com o fabricante ou qualquer revendedor. Nossa escolha foi baseada nas opiniões de cervejeiros caseiros como vocês e com a única intenção que nos incita a escrever este blog, que é a de propagar e difundir a cultura cervejeira no Brasil. Indicamos que você, antes de montar seu sistema de refrigeração e comprar seu(s) termostato(s) busque outras opiniões e, é claro, compartilhe com a gente!!!

Um comentário:

alex barbosa disse...

ola amigo como instalar uma lampada para aquecimento de uma chocadeira nesse mesmo apareelho mostra o esquema por favor

Postar um comentário