5 de julho de 2011

Clone Brews


Autores: Tess and Mark Szamatulski

Se você é um cervejeiro caseiro e não sabe como elaborar ou onde encontrar ótimas receitas, esse livro ajudará bastante. Clone Brews traz 200 receitas de cervejas de todo o mundo, incluindo algumas das marcas mais famosas, como Pilsner Urquell, Old Speckled Hen, Guinnmess Extra Stout, Murphy’s Irish Stout, Dogfish Head 60 Minute IPA, Paulaner Hefe-Weissbier, Schneider Weisse, Chimay Red, Duvel, La Fin Du Monde, Orval, La Trappe Quadrupel, dentre outras.

O livro é escrito em inglês, mas encare isso como uma boa oportunidade para ir treinando o idioma. A linguagem é bem simples e direta e as unidades de medida estão tanto no sistema inglês como no sistema internacional. Além disso, o número de títulos em livrarias americanas é muito superior ao que encontramos o Brasil e o preço dos livros, mesmo com o frete, é, no mínimo, muito vantajoso.

A obra mostra como preparar as receitas utilizando-se tanto o extrato de malte como pelo método all-grain. É bem verdade que alguns (ou muitos) dos ingredientes sugeridos pelo autor, especialmente leveduras, não são encontrados no Brasil, mas o livro conta com três apêndices muito bons: o primeiro aborda os principais estilos de cerveja e suas principais características, o segundo lista as diversas espécies de lúpulos e seus substitutos e o terceiro trata das características dos maltes mais regularmente utilizados pelas cervejarias. Na verdade, buscar alternativas aos ingredientes que não são encontrados por aqui pode ser um grande barato e “obriga” o cervejeiro a encontrar alternativas, utilizar sua criatividade e perceber, através da comparação, os diferentes resultados que cada ingrediente traz à cerveja.

Onde encontrar:
Data da pesquisa: 05/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário